• Resumo

    PLANEJAMENTO DO TURISMO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO MUNICÍPIO DE JOINVILLE/SC E O SEU PLANEJAMENTO TURÍSTICO

    Data de publicação: 10/09/2009
    Nas últimas três décadas, a administração pública vem utilizando o planejamento como um importante processo para o desenvolvimento dos potenciais de certas localidades. Inserido dentro deste processo está o turismo. Contudo, desvios e distanciamentos entre o que propõem os planejamentos regionais e o que vem propondo os planejamentos turísticos tendem a afastar as ações dos objetivos estratégicos, causando impactos negativos em diversas dimensões. Este artigo teve como objetivo principal apresentar um estudo comparativo entre as ações propostas no planejamento estratégico do Município de Joinville/SC e as ações relacionadas ao planejamento estratégico do turismo deste município, além de identificar e analisar o modelo de planejamento estratégico adotado pelo município segundo os modelos propostos por pesquisadores do turismo. Este comparativo levou a uma análise da integração, da fragmentação e das contradições existentes nas ações propostas em tais planejamentos. Ressalta-se aqui a importância da integração dos planejamentos e diretrizes e estratégias municipais, a fim de gerar valor agregado e evitar impactos negativos ainda mais complexos no âmbito do turismo. Palavras-chave: Planejamento estratégico do turismo; município de Joinville.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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