O monitoramento dos impactos da cadeia produtiva do turismo nos destinos caracteriza-se como um desafio a ser superado pelos agentes responsáveis pelo planejamento e a gestão da atividade, promovendo os observatórios como mediadores desse processo. No ano de 2020, diante do cenário pandêmico provocado pela Covid-19, essa importância
ficou evidente com a aplicação de uma pesquisa em território nacional, coordenada pela Rede Brasileira de Observatórios que, como resultado, criou um grupo de trabalho para propor a harmonização de uma base de dados estatísticos do turismo no Brasil. Com esse contexto, o objetivo do artigo é analisar a trajetória percorrida no planejamento e na implantação do Observatório de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas em parceria com instituições que atuam no planejamento, no ordenamento e na operacionalização das atividades turísticas no Amazonas. A metodologia caracteriza-se como um estudo de caso de abordagem qualitativa, descritiva e fundamentou a análise na literatura sobre a função e a finalidade dos observatórios. Como resultado, descreve o processo de criação do Observatório de Turismo da UEA, sob a coordenação de uma universidade que produz conteúdo que, disponível em plataforma web de acesso público e gratuito, contribui para a formação de um Sistema de Informação Turística do destino Amazonas.
Copyright (c) 2022 Turismo - Visão e Ação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.