• Resumo

    O PORTADOR DE DEFICIÊNCIA COMO CONSUMIDOR DE SERVIÇOS DE LAZER EXTRADOMÉSTICO

    Data de publicação: 22/06/2010
    Tendo por fator de motivação a escassez de estudos acadêmicos em turismo e lazer no Brasil que dirijam seu foco para o portador de deficiência no papel de consumidor, a presente pesquisa tem por objetivo investigar as dificuldades enfrentadas pelos portadores de deficiência como consumidores de serviços relacionados ao lazer extradoméstico. Para discutir tais dificuldades, recorreu-se a entrevistas focalizadas e semiestruturadas conduzidas junto a informantes-chaves, utilizando-se o método da análise de conteúdo clássica para tratamento dos dados. Os resultados mostram que são muitas as barreiras que os deficientes têm que enfrentar com relação ao consumo de serviços em atividades de lazer. Alguns pontos sinalizados como mais críticos foram a falta de preparo dos prestadores de serviços; barreiras arquitetônicas; poder aquisitivo insuficiente para arcar com custos extras recorrentes das necessidades especiais e desinteresse tanto da população quanto do governo no que tange à inclusão dessas pessoas. A partir da constatação de que existe uma miríade de barreiras sóciotécnicas a serem enfrentadas pelos deficientes para dedicar se ao lazer, enfatiza-se a importância de que as organizações do setor se conscientizem da significância do mercado composto pelas pessoas portadoras de deficiência; e que trabalhem no sentido de adaptar a elas os serviços ofertados.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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