• Resumo

    ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE INVESTIMENTOS E BENEFÍCIOS GERADOS PELO TURISMO NOS PAÍSES LATINO-AMERICANOS POR MEIO DA ANÁLISE POR ENVOLTÓRIA DE DADOS – DEA

    Data de publicação: 22/06/2011
    Este trabalho apresenta uma análise quantitativa das relações entre os investimentos em turismo em países da América Latina e benefícios socioeconômicos associados, com base em dados relativos aos anos de 1996, 2001 e 2006. A ferramenta de análise empregada foi a Análise por Envoltória de Dados - DEA. DEA é uma técnica de programação linear utilizada para avaliar a efi ciência relativa das unidades de decisão (DMU). Neste trabalho fez-se uso de investimentos de capitais privados e governamentais em turismo como dados de entrada. Os benefícios (saídas) consistiram em empregos gerados na atividade, nas exportações de turismo, nos gastos do turismo interno e no PIB Turismo. Os dados para os ganhos de efi ciência DEA para a década são discutidos. Algumas peculiaridades foram observadas e analisadas. Deste modo e como exemplo, a maioria dos países efi cientes apresenta baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Como outro exemplo, países como Argentina, Chile e Brasil, mostraram baixa efi ciência relativa DEA, indicando, assim, a necessidade de maiores e melhores investimentos governamentais e privados e melhor gestão política das atividades de turismo. As análises também mostraram que o incidente das torres gêmeas resultou numa diminuição sensível nas atividades de turismo na América Latina. No entanto, os investimentos em turismo, embora ainda frágeis, continuam a crescer, com oscilações, e constituem uma esperança para a realização do potencial turístico da América Latina.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal