Adaptação de cenários no mercado turístico: Uma abordagem multidisciplinar das emoções experimentadas por usuários de experiências online na plataforma Airbnb
DOI:
https://doi.org/10.14210/rtva.v24n3.p414-429Palavras-chave:
airbnb, comportamento do consumidor, mercado turístico, emoções, turismoResumo
Como reflexos das medidas para combater a pandemia de covid-19, a estagnação das viagens tem recebido atenção nas discussões atuais sobre o mercado turístico. Um ponto de debate nessas investigações é a adaptação de cenários. Na necessidade de repensar as ofertas de empresas que tinham o tráfego de pessoas físicas como motorista econômico, a plataforma Airbnb criou categorias de experiências online por meio do slogan “Diversão sem sair de casa”. Na perspectiva de identificar quais emoções experimentam os usuários dessas experiências, nossa pesquisa analisou qualitativamente 358 comentários de forma multidisciplinar, identificando oito emoções consideradas básicas pela literatura: surpresa, antecipação, nojo, aceitação, tristeza, alegria, raiva e medo. Os resultados indicam que as emoções como alegria, expectativa e aceitação estão relacionadas a barreiras aos modelos virtuais de contato social. No entanto, concluiu-se que os usuários dessas experiências podem estar abertos para se adaptarem aos cenários dinâmicos do mercado turístico.
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