Dimensões subjacentes de experiências turísticas em destinos de sol e praia a partir de memórias de viagens em comunidades virtuais: o caso de turistas argentinos que visitaram o destino Natal, RN (Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.14210/rtva.v25n3.p523-540Palavras-chave:
experiencias turísticas, comunidades virtuales, cibercultura, contenido generado por los usuarios, destinos de sol y playaResumo
O objetivo do estudo é entender como se caracterizam as dimensões latentes que compõem as experiências turísticas no consumo de viagens de lazer a destinos de sol e praia desde os significados e sentidos de seu tecido multidimensional. Foram utilizadas técnicas de observação e análise de conteúdo com um enfoque small/thick data para a interpretação dos modos nos quais as experiências turísticas se manifestam a partir de rastros digitais nos relatos reconstruídos por turistas que visitaram o destino Natal-RN (Brasil) em resenhas de viagens de comunidades virtuais. O estudo empírico consistiu em duas etapas: 1) a validação de categorias teóricas, e 2) sua posterior codificação temática, a partir da análise de 1.450 unidades, considerando quatro aspectos derivados das fases da viagem turística (deslocamento; acomodação; alimentação e atividades no destino). Inicialmente se observa uma predominância do elemento funcional-utilitário, associável à qualidade e, com menor presença, à acessibilidade percebidas. Porém, identificaram-se e analisaram-se regularidades empíricas que demonstram um resgate do significativo a partir das seguintes dimensões subjacentes também presentes: estética; físico-sensorial; sociocultural; entretenimento; segurança percebida; experiência inédita; hospitalidade percebida; educação; escapismo; e uma dimensão emocional transversal.
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