• Resumo

    O olhar turístico drone: Investigando paisagens e autorrepresentação

    Data de publicação: 01/08/2024

    A tecnologia dos drones introduz novas imagens na experiência turística contemporânea. Esta pesquisa teve como objetivo explorar a relação entre a paisagem e a autorrepresentação dos fotógrafos, mediada pelo olhar drone, especificamente as dronies (selfies com drones). Este artigo é conceitual e empírico, adotando uma abordagem predominantemente exploratória e qualitativa. O corpus compreendeu o universo de fotografias no site especializado Skypixel com a hashtag #dronies e seus respectivos metadados. Não é de surpreender que, em termos de características da paisagem, o ambiente mais comum seja o campo. Este estudo analisa fotografias turísticas inspirando-se nas teorias semióticas de Roland Barthes. O revezamento entre fotografia e legenda predomina. O studium é mais comum do que imagens pungentes; o primeiro pode revelar a intencionalidade do fotógrafo em tornar as paisagens um espetáculo. A análise de emoções também aponta para sentimentos positivos entre os espectadores. Nas dronies ocorre uma justaposição entre a autorrepresentação dos turistas e as características da paisagem, no interstício do qual emerge o conceito de olhar drone. Esse olhar é uma proposta nossa. Embora resultante de uma combinação de teorizações anteriores, tal olhar é distinto por incluir mobilidade e compartilhamento online como fatores relevantes desde o início. Também podemos observar tanto rupturas quanto continuidades com selfies convencionais.

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Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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