A tecnologia dos drones introduz novas imagens na experiência turística contemporânea. Esta pesquisa teve como objetivo explorar a relação entre a paisagem e a autorrepresentação dos fotógrafos, mediada pelo olhar drone, especificamente as dronies (selfies com drones). Este artigo é conceitual e empírico, adotando uma abordagem predominantemente exploratória e qualitativa. O corpus compreendeu o universo de fotografias no site especializado Skypixel com a hashtag #dronies e seus respectivos metadados. Não é de surpreender que, em termos de características da paisagem, o ambiente mais comum seja o campo. Este estudo analisa fotografias turísticas inspirando-se nas teorias semióticas de Roland Barthes. O revezamento entre fotografia e legenda predomina. O studium é mais comum do que imagens pungentes; o primeiro pode revelar a intencionalidade do fotógrafo em tornar as paisagens um espetáculo. A análise de emoções também aponta para sentimentos positivos entre os espectadores. Nas dronies ocorre uma justaposição entre a autorrepresentação dos turistas e as características da paisagem, no interstício do qual emerge o conceito de olhar drone. Esse olhar é uma proposta nossa. Embora resultante de uma combinação de teorizações anteriores, tal olhar é distinto por incluir mobilidade e compartilhamento online como fatores relevantes desde o início. Também podemos observar tanto rupturas quanto continuidades com selfies convencionais.
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