• Resumo

    Hackatour Cataratas - Evento de Inovação no Turismo

    Data de publicação: 01/08/2024

    O hackathon é um evento de curta duração, colaborativo e intensivo de programação, design e desenvolvimento de soluções criativas para problemas específicos ou desafios propostos. O objetivo deste estudo é analisar o conceito do evento de inovação – hackathon –, com estudo de caso do evento Hackatour Cataratas. A metodologia é exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa, com estudo de caso. Os hackathons são interessantes para o setor de turismo, porque oferecem a oportunidade de desenvolver soluções com a participação de profissionais de diferentes áreas. Considerando especificamente o Hackatour Cataratas, foi possível identificar impactos positivos, como o desenvolvimento de soluções inovadoras e tecnológicas, no estímulo ao empreendedorismo. O evento incentivou a criação de novas empresas e startups no setor de turismo, por meio do desenvolvimento de ideias e projetos que possam ser transformados em negócios, na atração de investimentos, ao apresentarem soluções inovadoras, as equipes participantes podem chamar a atenção de investidores interessados em apoiar projetos no setor de turismo. O evento ocorre desde 2015, em Foz do Iguaçu e/ou online e já teve 12 edições, com temáticas específicas a cada ano. Por fim, podem contribuir para a melhoria da experiência do turista, tornando a viagem mais agradável, segura e eficiente. O artigo contribui, principalmente, com o avanço na discussão sobre a inovação dos eventos e seu impacto no mercado do turismo

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Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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