O hackathon é um evento de curta duração, colaborativo e intensivo de programação, design e desenvolvimento de soluções criativas para problemas específicos ou desafios propostos. O objetivo deste estudo é analisar o conceito do evento de inovação – hackathon –, com estudo de caso do evento Hackatour Cataratas. A metodologia é exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa, com estudo de caso. Os hackathons são interessantes para o setor de turismo, porque oferecem a oportunidade de desenvolver soluções com a participação de profissionais de diferentes áreas. Considerando especificamente o Hackatour Cataratas, foi possível identificar impactos positivos, como o desenvolvimento de soluções inovadoras e tecnológicas, no estímulo ao empreendedorismo. O evento incentivou a criação de novas empresas e startups no setor de turismo, por meio do desenvolvimento de ideias e projetos que possam ser transformados em negócios, na atração de investimentos, ao apresentarem soluções inovadoras, as equipes participantes podem chamar a atenção de investidores interessados em apoiar projetos no setor de turismo. O evento ocorre desde 2015, em Foz do Iguaçu e/ou online e já teve 12 edições, com temáticas específicas a cada ano. Por fim, podem contribuir para a melhoria da experiência do turista, tornando a viagem mais agradável, segura e eficiente. O artigo contribui, principalmente, com o avanço na discussão sobre a inovação dos eventos e seu impacto no mercado do turismo
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