• Resumo

    Desvendando a Motivação na Decisão de Fazer Turismo de Proximidade em Roraima

    Data de publicação: 21/04/2025

    Objetivo – Este artigo visa a verificar a influência dos fatores predecessores da motivação para a realização do turismo de proximidade no estado de Roraima. 

    Desenho/metodologia/abordagem – Trata-se de pesquisa quantitativa, de levantamento do tipo Survey, exploratória e descritiva, cuja técnica de análise de dados foi a Modelagem de Equações Estruturais (MEE). O público-alvo deste estudo foram homens e mulheres, residentes em Roraima, maiores de 18 anos, mas não se limitando a turistas que estivessem consumindo serviços turísticos no local, mas também pessoas que possam se tornar futuros consumidores desses serviços. Foram coletados 284 questionários, todos foram validados. A coleta se deu de forma online, via google forms, tendo sido levada a efeito em setembro de 2023.

    Resultados – As evidências indicaram que os fatores demográficos: sexo, idade e tamanho da família não exercem influência na decisão de consumir turismo de proximidade (TP) em Roraima. Os fatores de motivação intelectual, social e por competência não apresentaram influência significativa na decisão de consumir TP.

    Limitações/implicações da pesquisa – Quanto às limitações do estudo, por ser uma pesquisa quantitativa, ela pode apresentar imprecisão nas respostas. Embora o problema de validade possa acontecer, nada impede desse estudo ser replicado para outros contextos. Esses resultados podem levar a alguns desdobramentos: a) estresse e tensão em atividades diárias podem influenciar a decisão de fazer Turismo de proximidade e b) a região amazônica pode produzir uma experiência única/singular quando se fala de turismo.

    Implicações práticas – Quanto às contribuições gerenciais do estudo, é preciso considerar que as descobertas do estudo demonstraram que fatores demográficos, como sexo, idade e tamanho da família não são variáveis significativas na decisão do consumidor. A variável de motivação para o descanso é um fator significativo. Isso indica às organizações da cadeia turística, estruturarem ações de marketing para terem como foco o fator de motivação para o relaxamento.

    Originalidade/valor – Este artigo possibilitou o estudo das motivações e preferencias dos turistas que escolhem destinos próximos; isso auxilia na personalização de experiências e estratégias de marketing. O Turismo de proximidade apresenta potencial para a promoção de visitas recorrentes, mitigação dos impactos ambientais e ainda a valorização do patrimônio regional. Outrossim, este artigo contribuiu para clarificação do conceito do Turismo de Proximidade, uma vez que há familiaridade com Turismo Doméstico.

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Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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