
Objetivo – Este artigo visa a verificar a influência dos fatores predecessores da motivação para a realização do turismo de proximidade no estado de Roraima.
Desenho/metodologia/abordagem – Trata-se de pesquisa quantitativa, de levantamento do tipo Survey, exploratória e descritiva, cuja técnica de análise de dados foi a Modelagem de Equações Estruturais (MEE). O público-alvo deste estudo foram homens e mulheres, residentes em Roraima, maiores de 18 anos, mas não se limitando a turistas que estivessem consumindo serviços turísticos no local, mas também pessoas que possam se tornar futuros consumidores desses serviços. Foram coletados 284 questionários, todos foram validados. A coleta se deu de forma online, via google forms, tendo sido levada a efeito em setembro de 2023.
Resultados – As evidências indicaram que os fatores demográficos: sexo, idade e tamanho da família não exercem influência na decisão de consumir turismo de proximidade (TP) em Roraima. Os fatores de motivação intelectual, social e por competência não apresentaram influência significativa na decisão de consumir TP.
Limitações/implicações da pesquisa – Quanto às limitações do estudo, por ser uma pesquisa quantitativa, ela pode apresentar imprecisão nas respostas. Embora o problema de validade possa acontecer, nada impede desse estudo ser replicado para outros contextos. Esses resultados podem levar a alguns desdobramentos: a) estresse e tensão em atividades diárias podem influenciar a decisão de fazer Turismo de proximidade e b) a região amazônica pode produzir uma experiência única/singular quando se fala de turismo.
Implicações práticas – Quanto às contribuições gerenciais do estudo, é preciso considerar que as descobertas do estudo demonstraram que fatores demográficos, como sexo, idade e tamanho da família não são variáveis significativas na decisão do consumidor. A variável de motivação para o descanso é um fator significativo. Isso indica às organizações da cadeia turística, estruturarem ações de marketing para terem como foco o fator de motivação para o relaxamento.
Originalidade/valor – Este artigo possibilitou o estudo das motivações e preferencias dos turistas que escolhem destinos próximos; isso auxilia na personalização de experiências e estratégias de marketing. O Turismo de proximidade apresenta potencial para a promoção de visitas recorrentes, mitigação dos impactos ambientais e ainda a valorização do patrimônio regional. Outrossim, este artigo contribuiu para clarificação do conceito do Turismo de Proximidade, uma vez que há familiaridade com Turismo Doméstico.
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