
Objetivo – O objetivo deste artigo é analisar as implicações do turismo religioso no desenvolvimento do município de Aparecida (SP). O objetivo específico é verificar os retornos do segmento de turismo religioso no município, comparativamente a municípios de dimensões semelhantes.
Desenho/metodologia/abordagem – Para a pesquisa de natureza qualitativa, a fim de conhecer a realidade local, realizaram-se entrevistas com integrantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Para entender a relevância socioeconômica do turismo religioso, realizou-se análise comparativa de dados do IBGE e da Fundação SEADE de municípios do Estado com populações numericamente próximas.
Resultados – As entrevistas indicam a relevância do turismo religioso como gerador de empregos e renda. Na análise comparativa, Aparecida apresenta melhores condições em aspectos, como saúde e segurança pública. No Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), se destaca nos critérios longevidade, riqueza e educação. O turismo religioso possibilita que, em síntese, o município apresente bons índices de desenvolvimento.
Limitações/implicações da pesquisa – Possibilidades de novos estudos consistem na aplicação dos procedimentos e técnicas em outros destinos de turismo religioso, para análises comparativas, bem como em destinos turísticos de outros segmentos. Para superar as limitações desta pesquisa, pode-se ampliar o número de municípios e de entrevistas com gestores da amostra.
Implicações práticas – Compreende-se que esta pesquisa apresenta indicadores que contribuem para a elaboração de um Plano Diretor Municipal de Turismo mais sustentável e eficiente, pelo órgão da governança do local do setor (Comtur).
Originalidade/valor – Em termos teóricos, este artigo contribui para avanços na pesquisa acadêmica referente à relação entre turismo religioso e desenvolvimento socioeconômico. Em termos mercadológicos e de gestão, contribui para o conhecimento mais preciso da realidade socioeconômica de um destino representativo nos cenários turísticos nacional e internacional, considerando o planejamento e a gestão do turismo.
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