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Objetivo – Os suvenires são objetos de desejo frequentemente consumidos em viagens. Nas lojas de museus, encontra-se o intitulado “suvenir de museu” – aquele que reproduz, de algum modo, obras de arte e outros objetos museológicos. Nesse sentido, investigou-se qual o vínculo entre o consumo de suvenires de museus e a relação dos turistas com objetos em exposição. A pesquisa visou a analisar o consumo dessa tipologia de suvenir nas lojas de museus, em diálogo teórico com a temática dos suvenires e seu consumo no turismo, e com os conceitos de “estetização” (Lipovetsky; Serroy, 2015) – apropriação do belo como bem de consumo –, e de “reprodutibilidade técnica” (Benjamin, 1987) – substituição da existência única da obra por uma existência serial.
Desenho/metodologia/abordagem – Percebe-se, assim, que os sujeitos não estão separados de suas materialidades (Miller, 2013) e que os suvenires integram o universo de coisas materiais que conformam as materialidades do turismo. A pesquisa de campo, de base etnográfica, ocorreu em museus do município do Rio de Janeiro, adotando observação sistemática e entrevistas.
Resultados – Resultados apontam para a existência de dimensão simbólica na relação entre o consumo dos suvenires de museus e a exposição visitada, uma vez que se conectam à experiência e à fruição estética de turistas com obras expostas.
Limitações/implicações da pesquisa – Adotar o suvenir como objeto de estudo nessa perspectiva possibilitou a expansão de análises sobre seu consumo pelos turistas, identificando-se lacunas de interesse científico e projetando relevância à pesquisa.
Implicações práticas – Não podem ser desconsiderados outros perfis de público interessados em suvenires de diversas naturezas e em praticar o consumo com distintas finalidades e em lugares variados. Contudo, esta pesquisa, de cunho qualitativo, identificou turistas que demonstraram claramente querer consumir essas categorias de suvenires de museus.
Originalidade/valor – A abordagem confere ao artigo caráter inovador e possibilidades de contribuição teórico-metodológicas para futuros estudos, como diálogos teóricos realizados com autores do campo da antropologia, com a teoria existente sobre o suvenir e seu consumo no turismo. Além disso, distingue-se das perspectivas mais recorrentes encontradas na literatura da área do turismo sobre o tema, na medida em que procura se aprofundar na compreensão sobre a produção de significados.
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