• Resumo

    Implicações das Viagens de Familiarização para o Desenvolvimento de Carreira em Agências de Viagens: Um Estudo no Segmento de Turismo de Luxo

    Data de publicação: 17/05/2025

    Objetivo – O objetivo principal deste estudo foi identificar o impacto da participação em famtours no desenvolvimento de carreira dos profissionais de agenciamento de viagens, com especial foco no segmento de turismo de luxo.

    Desenho/metodologia/abordagem – Esta é uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, baseada em entrevistas semiestruturadas. Especificamente, investigaram-se as contribuições dos famtours para a melhoria das habilidades, confiança, competência e remuneração dos agentes de viagens. O conteúdo das entrevistas sustentou a criação de um framework teórico que favoreceu a representação das relações entre os diferentes elementos associados ao tema.

    Resultados – Os resultados sugerem que os famtours têm um efeito notavelmente positivo na satisfação e motivação dos profissionais. As viagens expandem o repertório individual sobre o produto comercializado, aumentando a confiança e a proficiência no trabalho. Adicionalmente, destaca-se a influência positiva no aumento da capacidade de vendas, o que pode levar a recompensas financeiras tangíveis, como aumento do comissionamento e promoção na carreira.

    Limitações – As limitações da pesquisa estão associadas, sobretudo, à amostragem por conveniência e à complexidade da análise qualitativa de um amplo corpus textual.

    Implicações práticas – A pesquisa contribui para a compreensão das consequências que a participação em famtours tem na carreira de profissionais do turismo. Gestores devem atentar à influência positiva que as viagens têm sobre a capacidade de vendas dos seus colaboradores, investindo em programas de famtours como estratégia para aprimorar a formação e motivação dos funcionários. Porém, é necessário usar a ferramenta de maneira a não criar expectativas incompatíveis nos empregados, de modo a evitar conflito e competição interna.

    Originalidade/valor – O presente trabalho contribui para a literatura existente ao expandir o conhecimento sobre os famtours, seus efeitos sobre os agentes de viagens e suas possibilidades de uso como estratégia empresarial.

  • Referências

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Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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