• Resumo

    Empreendedorismo Gastronômico e Vulnerabilidade Social Feminina: Resultados da Execução de Projetos de Extensão e Pesquisa em um Município do Agreste Baiano

    Data de publicação: 24/06/2025

    Objetivo – Apresentar os resultados da execução de projetos de extensão e pesquisa que buscaram capacitar profissionalmente mulheres em situação de vulnerabilidade social em um município do Agreste Baiano através de iniciativas de empreendedorismo gastronômico.

    Desenho/metodologia/abordagem – A pesquisa foi executada com metodologia da pesquisa-ação. A ação extensionista realizou diagnóstico do público-alvo, levantamento de demandas, ciclos de palestras e oficinas de capacitação na área de empreendedorismo e gastronomia. A ação de pesquisa buscou analisar os motivos da ausência do engajamento de mulheres em propostas de empreendedorismo gastronômico como alternativa para o autossustento através de pesquisa exploratória, análise de dados primários e secundários do órgão responsável pelo desenvolvimento social e combate à pobreza do município, além de entrevistas, questionários e atividades dirigidas.

    Resultados – A pesquisa concluiu que há a necessidade de realização de estudos em busca de ações mais efetivas para a diminuição da vulnerabilidade social das mulheres do município.

    Limitações/implicações da pesquisa – A ausência de estudos anteriores sobre o tema vulnerabilidade social feminina e empreendedorismo gastronômico e o acesso limitado às entrevistadas, o que não permitiu uma análise mais aprofundada das causas, além da ausência de engajamento em iniciativas de empreendedorismo gastronômico.

    Implicações práticas – Ampliar o entendimento sobre políticas, programas e projetos de combate à vulnerabilidade social feminina através do empreendedorismo gastronômico para ações mais exitosas para o referido público-alvo.

    Originalidade/valor – Este artigo contribui para o desenvolvimento de ações mais efetivas para o combate à vulnerabilidade social feminina através de iniciativas de empreendedorismo gastronômico.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal