• Resumo

    Sinergias entre Turismo e Audiovisual em Pernambuco: Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento do Turismo Cinematográfico

    Data de publicação: 24/07/2025

    Objetivo – Esta pesquisa teve como objetivo analisar a perspectiva de atores dos setores do turismo e do audiovisual em Pernambuco, quanto às possibilidades de colaboração entre esses segmentos para o desenvolvimento do turismo cinematográfico.

    Desenho/metodologia/abordagem – Para tanto, adotou-se um enfoque exploratório-descritivo, com a realização de entrevistas semiestruturadas com quatro agentes — representantes da gestão pública e do setor privado de ambos os setores — conduzidas entre março e abril de 2023. As entrevistas buscaram compreender a percepção desses agentes e suscitar possíveis contribuições para o desenvolvimento do turismo cinematográfico no estado.

    Resultados – Os resultados indicam que, embora exista uma relação entre os setores do turismo e do audiovisual, essa interação ainda é pouco explorada e unilateral.

    Implicações práticas – A pesquisa aponta a necessidade de políticas públicas e maior articulação entre os setores do turismo e do audiovisual em Pernambuco. A criação de uma film commission é essencial para mediar ações e fomentar o turismo cinematográfico. Sugere-se, ainda, o desenvolvimento de roteiros turísticos baseados em produções locais, promovendo a valorização cultural e a diversificação da oferta turística no estado.

    Originalidade/valor – Embora o turismo cinematográfico seja um tema emergente, ainda há poucas discussões e investigações teórico-empíricas sobre o segmento no Brasil, especialmente em Pernambuco, apesar do expressivo quantitativo de produções audiovisuais no estado, que abrangem diversos formatos midiáticos e utilizam frequentemente suas paisagens como cenário.

    Limitações da pesquisa – Entre os principais desafios apontados pelos entrevistados, destacam-se a ausência ou insuficiência de políticas públicas específicas, a falta de articulação entre os setores e a inexistência de uma entidade mediadora, como uma film commission, que fomente, de forma integrada, esse segmento em Pernambuco.

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Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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