• Resumo

    PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS NOS CAMINHOS DA ESTRADA REAL

    Data de publicação: 08/04/2011
    Este artigo investigou os modelos e práticas de gestão de pessoas, adotadas por estabelecimentos de hospedagem e prefeituras municipais em roteiros da Estrada Real em Minas Gerais, com o objetivo de identificar e divulgar as práticas mais eficazes para a manutenção e o desenvolvimento de pessoas, tendo em vista a sustentabilidade do turismo. Pretendeu ainda levantar os problemas relativos à gestão de pessoas nas organizações do ramo de atividade turística. Foi realizada uma pesquisa quali-quanti, de caráter exploratório, sendo a coleta de dados realizada mediante entrevistas semi-estruturadas e questionários enviados pela internet. Foram investigados proprietários ou gerentes de estabelecimentos de hospedagem, e representantes ou gestores da área de turismo em prefeituras municipais. A escolha das cidades e dos estabelecimentos deu-se pelo critério de acessibilidade. Os resultados mostraram que os estabelecimentos de hospedagem e prefeituras municipais adotam práticas tradicionais de gestão de pessoas, além de não exigirem qualificação de seus empregados. Revelaram ainda que a Estrada Real é um projeto relativamente desconhecido por parte dos estabelecimentos e considerado pouco efetivo por parte das prefeituras. Falta um trabalho sistemático de divulgação do Projeto Estrada Real e há uma atitude passiva dos governos locais diante das oportunidades oferecidas pelos governos federal e estadual.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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