• Resumo

    Destinos de ecoturismo no Rio Grande do Sul: atributos e motivações de escolha

    Data de publicação: 19/08/2008
    O estudo sobre motivações de compra e atributos tem sido amplamente explorado, em diferentes segmentos de mercado. As empresas estão, evidentemente, cada vez mais preocupadas em satisfazer as necessidades de seus clientes e, portanto, torna-se indispensável o conhecimento sobre quem são, quais são os desejos e o perfil de seus clientes. O setor de ecoturismo é um segmento de mercado em expansão no Brasil, país que possui recursos naturais incontáveis e que, aos poucos, está atraindo mais ecoturistas. Este trabalho identificou e analisou as motivações de compra e os atributos considerados pelo consumidor de ecoturismo. A pesquisa contou com uma fase exploratória, onde foram realizadas 12 entrevistas em profundidade e que geraram 78 variáveis, entre atributos e motivações. A segunda fase da pesquisa, a survey, contou com 432 respondentes. Foram feitas análises descritiva, fatorial e das médias. As análises identificaram os atributos mais valorizados pelos ecoturistas relativos aos destinos de ecoturismo e as motivações que os conduzem a tais destinos. Entre as conclusões apresentadas, foi possível a identificação de 5 fatores entre as motivações e 5 dos atributos. Estas informações são valiosas para que empresas do setor melhor se posicionem no mercado. Palavras-chave: Ecoturismo; Motivação de Escolha; Recursos Naturais.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal