• Resumo

    TURISMO EMISSIVO BRASILEIRO – UMA ANÁLISE COM MODELOS DE DADOS EM PAINEL

    Data de publicação: 02/10/2012
    O número de brasileiros viajando ao exterior como proporção da população é pequeno em comparação com o mundo. Apesar disso, as despesas com viagens representam importante parcela das despesas com serviços no balanço de pagamentos. Neste trabalho, os determinantes do número de brasileiros viajando ao exterior são estimados por meio de modelos em painel, utilizando produto interno bruto do Brasil e a taxa de câmbio da moeda brasileira em relação aos países de destino como variáveis explicativas. São utilizados os dados para os 12 países que recebem o maior número de brasileiros, de 2004 a 2008. Os resultados indicam que há um forte componente autorregressivo no número de viajantes, o que é compatível com a formação de hábito. A reação do número de brasileiros viajando ao exterior é inelástica à taxa real de câmbio. Quando utilizados os dados para os quatro países que recebem o maior número de viajantes brasileiros, Argentina, Estados Unidos, Chile e Uruguai, a relação entre câmbio real e número de viajantes permanece inelástica, mas a relação com a renda dos brasileiros é elástica. Estes resultados são importantes para o planejamento da oferta de serviços de turismo emissivo e doméstico, substituto do turismo internacional. A influência das variáveis macroeconômicas para o comportamento do número de viajantes é especialmente importante, considerando o regime de câmbio flutuante, que leva a oscilações no número de viajantes.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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