• Resumo

    A UTILIZAÇÃO DOS ESPAÇOS SAGRADOS PELO TURISMO RELIGIOSO E SUAS POSSIBILIDADES COMO FERRAMENTA AUXILIAR PARA O ESTABELECIMENTO DO DIÁLOGO ENTRE AS NAÇÕES

    Data de publicação: 04/12/2012
    Designado com um fenômeno social de grandes proporções o turismo é um dos ramos econômicos que mais cresce na atualidade tornando-se ferramenta de interesse especial para países que almejam aumentar suas receitas. Entre os vários tipos de turismo, há um que vem chamando a atenção pela grande procura: o religioso, caracterizado por ser motivado pela fé ou pelo interesse em alguma cultura religiosa, compreendendo visitas a templos e santuários ou demais práticas religiosas. O presente artigo, por meio de uma pesquisa bibliográfico-qualitativa, pretende fazer uma reflexão a respeito do usufruto dos espaços sagrados pelo turismo religioso e se esse tipo de turismo pode de alguma forma, facilitar um diálogo inter-religioso que favoreça a paz entre as nações. Os principais autores que serviram de referencial teórico para a pesquisa foram Ansarah, Barretto, Dias, Dumazedier, Geertz, Krippendorf, Swarbrooke, Teixeira, Vasconcelos, Velho e Warnier. Os resultados da pesquisa apontam que a prática do turismo religioso pode contribuir para o crescimento pessoal, estabelecer espaços de comunhão e solidariedade, fomentar a economia dos locais e também auxiliar no processo de consolidar a cooperação entre as nações, as culturas e as religiões em um diálogo inter-religioso voltado para a paz entre os povos.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal