• Resumo

    PREVISÃO DA DEMANDA TURÍSTICA DA CIDADE DE FOZ DO IGUAÇU: UMA APLICAÇÃO COM OS MODELOS ARIMA

    Data de publicação: 04/12/2012
    O turismo é reconhecido como uma atividade econômica de importância regional e mundial. Com a importância adquirida por essa atividade, o turismo vem ganhando a cada dia mais atenção dos Governos, das organizações tanto governamentais como não governamentais, bem como nos meios acadêmicos. Em algumas localidades, o desenvolvimento do turismo representa a possibilidade de geração de empregos e receitas, visto que interfere em vários setores, ressaltando a sua relevância para a economia, através do seu efeito multiplicador. Dentro desse contexto, o presente estudo propõe-se a desenvolver um modelo de previsão de demanda turística para o segundo maior pólo turístico, relacionado ao lazer, do Brasil, localizado no Estado do Paraná, na cidade de Foz do Iguaçu. Essa previsão foi realizada através da análise dos anos de 1999 a 2009, da demanda turística da cidade de Foz do Iguaçu, considerando os dados relacionados à chegada de passageiros na referida cidade. Os modelos de previsão aplicados foram os modelos ARIMA com intervenção e ARIMA X-12, os quais apresentaram uma previsão de demanda adequada para o planejamento dos recursos a serem aplicados na área de turismo na localidade estudada cuja previsão de crescimento para os próximos anos pode ser usada para tomadas de decisão estratégica relacionadas ao crescimento turístico.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal