• Resumo

    PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU: CONTRIBUIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS PARA A REDUÇÃO DE BARREIRAS INTERNAS À IMPLEMENTAÇÃO DA ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO

    Data de publicação: 04/12/2012
    A Orientação para o Mercado (OPM) é um importante conceito consolidado e difundido nas organizações desde os anos 90. Entretanto, ainda no século XXI, sua implementação nem sempre é realizada, pois algumas dificuldades são encontradas, sendo este ainda um tema merecedor de estudos. Para tanto, o objetivo da pesquisa relatada neste artigo é identificar práticas de Gestão Estratégica de Pessoas (GEP) que contribuem para a redução das barreiras de implementação da Orientação para o Mercado. Para isto foi realizada uma pesquisa qualitativa de estudo multicaso, tendo como foco as concessionárias do Parque Nacional do Iguaçu, um modelo de gestão público-privada e um destino turístico dos mais relevantes para o turismo brasileiro. Os resultados da pesquisa indicam que o maior comprometimento organizacional e unicidade de esforços para implementar a OPM nas empresas investigadas foi decorrente de investimentos continuados em práticas de GEP, baseado em uma filosofia de trabalho ou do enunciado teórico e prático da missão da empresa. Desta forma, é possível afirmar que, conforme demonstrado nos casos analisados, investimentos em práticas de GEP amenizam as barreiras internas de implementação da OPM.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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