• Resumo

    DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE DE CARGA TURÍSTICA A PARTIR DO MÉTODO CIFUENTES ET AL. (1992): Aplicação à Praia dos Carneiros (Tamandaré/PE)

    Data de publicação: 23/04/2013
    A capacidade de carga surge como um conceito nas áreas da ecologia e da demografia. Posteriormente passou a ser utilizada no campo do planejamento turístico como uma maneira de ajudar a desenvolver destinos mais sustentáveis. No entanto, ainda hoje, muitos são os destinos turísticos que não utilizam tal ferramenta em seus processos de planejamento. Tamandaré, município localizado no litoral sul de Pernambuco, não é exceção. Considerando que o estabelecimento de um limite máximo de usuários é um elemento que pode auxiliar no ordenamento do turismo, o presente estudo aplicou o método desenvolvido por Cifuentes et al. (1992) para estimar a capacidade de carga de uma das principais praias de Tamandaré: a Praia dos Carneiros. Para tanto, foram definidas duas zonas: i) zona de faixa de praia e ii) zona de piscinas naturais. Os resultados encontrados sugerem um limite máximo de usuários de 129 visitantes/ dia para a faixa de praia e de 1.161 visitantes/dia para a zona de piscinas naturais. Quando se comparam os limites sugeridos com as taxas atuais de visitantes, verifica-se que a capacidade de carga está dentro do aceitável para a zona de piscinas naturais e acima do recomendado na zona de faixa de praia.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal