• Resumo

    DESTINAÇÕES TURÍSTICAS NA AMAZÔNIA: AS RELAÇÕES ENTRE MORFOLOGIA URBANA E ATRATIVIDADE DA DESTINAÇÃO TURÍSTICA

    Data de publicação: 04/12/2012
    A sustentabilidade de uma destinação turística tem uma relação intrínseca com a manutenção e/ou melhoria das características e atributos que despertaram o interesse do mercado turístico e (o olhar) do turista. Uma destas características é a Morfologia Urbana, que combina elementos naturais e construídos caracterizando a configuração da paisagem local. A pesquisa tem como objetivo compreender como a Morfologia Urbana interfere na atratividade de uma destinação turística da região amazônica, a Vila de Alter do Chão, em Santarém (PA). A metodologia caracteriza-se pelo método de procedimento de estudo de caso e técnicas de documentação (indireta e direta, incluindo a observação intensiva através de entrevistas), agregando-se estratégias para a compreensão espacial a partir das categorias e dos elementos morfológicos do espaço. O imaginário dos turistas sobre as destinações amazônicas aparece relacionando características tais como, grandes extensões de áreas naturais preservadas, pequenos aglomerados urbanos ribeirinhos, características rústicas, pequena densidade populacional e construída, gabaritos baixos, construções em materiais regionais, entre outros. Também foi identificada uma tendência à progressiva diminuição do interesse turístico pela Vila, em decorrência à progressiva perda das características por eles consideradas tradicionais.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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