• Abstract

    DESTINAÇÕES TURÍSTICAS NA AMAZÔNIA: AS RELAÇÕES ENTRE MORFOLOGIA URBANA E ATRATIVIDADE DA DESTINAÇÃO TURÍSTICA

    Published date: 04/12/2012
    A sustentabilidade de uma destinação turística tem uma relação intrínseca com a manutenção e/ou melhoria das características e atributos que despertaram o interesse do mercado turístico e (o olhar) do turista. Uma destas características é a Morfologia Urbana, que combina elementos naturais e construídos caracterizando a configuração da paisagem local. A pesquisa tem como objetivo compreender como a Morfologia Urbana interfere na atratividade de uma destinação turística da região amazônica, a Vila de Alter do Chão, em Santarém (PA). A metodologia caracteriza-se pelo método de procedimento de estudo de caso e técnicas de documentação (indireta e direta, incluindo a observação intensiva através de entrevistas), agregando-se estratégias para a compreensão espacial a partir das categorias e dos elementos morfológicos do espaço. O imaginário dos turistas sobre as destinações amazônicas aparece relacionando características tais como, grandes extensões de áreas naturais preservadas, pequenos aglomerados urbanos ribeirinhos, características rústicas, pequena densidade populacional e construída, gabaritos baixos, construções em materiais regionais, entre outros. Também foi identificada uma tendência à progressiva diminuição do interesse turístico pela Vila, em decorrência à progressiva perda das características por eles consideradas tradicionais.

Turismo: Visão e Ação

Turismo: Visão e Ação, linked to the Graduate Program in Tourism and Hospitality - Master's and Ph.D., is a scientific journal published in a continuous flow system, with an interdisciplinary and international scope. According to Qualis/CAPES criteria (2017-2020), it is classified as 'A3' in the fields of Administration, Accounting Sciences, and Tourism. Registered with ISSN number 1983-7151, Tourismo: Visão e Ação began its activities in 1998 with printed publications in English and Portuguese. In 2008, it transitioned to an online publication, expanding its reach to a broader audience. It maintains a policy of being an open-access journal without submission or access fees. The abbreviated title for the journal is Tur., Visão e Ação, commonly used in bibliographies, footnotes, references, and bibliographic captions.

Contact

Universidade do Vale do Itajaí- Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 47 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

Access journal