• Resumo

    Intervenções em Direção à Sustentabilidade do Turismo de Natureza: a Aplicabilidade das Ferramentas de Gestão do Ecoturismo nas Áreas Naturais Protegidas da Região Centro de Portugal

    Data de publicação: 30/07/2008
    As Áreas Naturais Protegidas reúnem um conjunto de vocações para a prática do Ecoturismo, evidenciando a dialética entre a função intrínseca e a função utilitária dos parques. Esta questão revela preocupações que se baseiam na integridade do acervo biótico e abiótico albergado, para além das sensibilidades associadas ao tecido social das comunidades autóctones. Assim, a literatura defende uma maior relevância quanto ao papel da gestão do Ecoturismo, enumerando um conjunto de técnicas que se colocam no caminho para o alcance dos objetivos do turismo sustentável. Neste artigo, apresentamos um estudo acerca da gestão do Ecoturismo nas Áreas Naturais Protegidas da Região Centro de Portugal, com objetivo de identificar as práticas de gestão que possuem interfaces com as ferramentas analisadas na teoria. Para tanto, aplicou-se uma metodologia de estudo exploratório, mediante a coleta de dados por entrevista e observação direta. Na consecução do estudo, observou-se que os parques analisados ainda se concentram no paradigma comum da capacidade de carga, não evoluindo para outros modelos de gestão. Destaca-se, porém, o zoneamento existente nos parques investigados, com implicações na adequação da oferta de atrativos ao perfil da demanda ecoturística. Pretende-se, com este trabalho, contribuir para potencializar o desenvolvimento sustentável do turismo nos parques naturais. Palavras-Chave: Áreas Naturais Protegidas - Turismo Sustentável - Ferramentas de Gestão do Ecoturismo.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal