• Resumo

    O Papel dos Líderes nas Estratégias da Accor Hotels do Brasil

    Data de publicação:
    O objetivo que motivou esta pesquisa foi o de analisar o modo como as estratégias adotadas pela Accor Hotels do Brasil foram influenciadas pelos seus líderes entre 1974 e 2006. A revisão teórica do estudo toma como base textos sobre estratégia e liderança. Buscando descobrir as perspectivas dos respondentes, um estudo de caso qualitativo foi desenvolvido. Treze executivos que atuaram na administração estratégica da organização foram entrevistados. Utilizou-se principalmente o método de entrevista semiestruturada para a coleta de dados. A análise dos dados compreendeu a descrição e a interpretação de diferentes aspectos do fenômeno investigado. Visto que a organização de origem francesa procurou crescer num ambiente turbulento como é o brasileiro, a interação entre os indivíduos e a firma contribuiu para que a Accor Hotels alcançasse e mantivesse a sua liderança de mercado. Os resultados indicaram que as estratégias adotadas pela empresa foram influenciadas pela visão, conhecimento e autonomia dos seus líderes. Desse modo, acredita-se que esta pesquisa tenha contribuído com o conhecimento científico por ter identificado a formação de uma coalizão dominante que também moldou as estratégias e por verificar que a sucessão entre líderes foi importante para manter a trajetória de crescimento. Palavras-chave: Liderança – Hospitalidade – Accor Hotels.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal