• Resumo

    Turismo e Cuidado de Si: os Discursos sobre Itinerários de Cura e Cuidado na Mídia Impressa

    Data de publicação:
    O presente artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada de 2004 – 2005 como parte do programa de iniciação científica da UNIVALI, que insere alunos de graduação em projetos elaborados junto com um orientador, a partir de um projeto mais amplo já financiado e integrado a produção de um grupo de pesquisa cadastrado no CNPq. Com relação à pesquisa realizada, esta analisou os significados dos discursos da mídia escrita sobre os itinerários de cura, tratamentos e cuidados à saúde em espaços apresentados como paraísos turísticos ou como ambientes curativos e/ou de descanso. O percurso metodológico percorrido envolveu a análise de textos com mensagens visuais e/ou escritas, assim como a fala das pessoas nos textos apresentados. O método utilizado para coleta e análise dos dados foi o qualitativo, por entender que este permite mostrar a complexidade da linguagem humana em meio às suas contradições, imprevisibilidades e criatividades. A metodologia para discussão dos dados coletados foi a das representações sociais de Jodelet (2001), acompanhada do referencial de análise das “falas” denominada de Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). O material escolhido para o estudo, foram quatro revistas femininas, num total de noventa e seis (96) exemplares analisados. Ao final, conseguimos observar que o senso comum associado com as investigações pseudos – científicas deste tipo de periódico é um arsenal de indicações para descanso, tratamento e cura. Algumas destas indicações possuem o discurso profissional associado ao discurso da revista, porém, ainda que haja o respaldo científico, quase tudo é voltado para a venda de produtos – pessoas, objetos, ambientes e até religião. A marca coletiva dos discursos possui riscos, uma vez que seduzem pela imagem, pelos depoimentos de profissionais e principalmente de atores e atrizes famosos. As ofertas para o cuidado de si quase sempre estão associadas também a roteiros turísticos e religiosos, numa mescla de turismo saúde e turismo religioso, em que o DSC principal é o consumo para a paz, a segurança, a harmonia e a saúde. Palavras-chave: Turismo; Cuidado de Si; Qualidade de Vida.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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