• Resumo

    A RELAÇÃO ENTRE O AMBIENTE ORGANIZACIONAL E O COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO NO SETOR HOTELEIRO DE FLORIANÓPOLIS – SC

    Data de publicação: 27/06/2009
    O ajuste ao ambiente no qual estão inseridas as estratégia das organizações, tem sido cada vez mais considerado importante para a sobrevivência organizacional. Esta pesquisa teve como objetivo verificar a relação entre a incerteza ambiental percebida pelos gestores, descrita no modelo proposto por Duncan (1972), e o comportamento estratégico, conforme proposto por Miles e Snow (1978), adotado pelos Administradores de Hotéis de Florianópolis-SC, nos últimos 5 anos. Optou-se por abordagem quantitativa e descritiva, utilizando-se o questionário como instrumento de coleta de dados. Os resultados obtidos demonstraram que, para alguns Administradores, o ambiente é visto como Estático-Simples e para outros como Dinâmico-Complexo. Em relação ao comportamento estratégico adotado pelos Administradores, verificou-se que 45% deles adotaram comportamentos prospectores, 31% analistas, 19% reativos e 5% defensivos. Portanto, o comportamento estratégico predominante caracteriza-se como prospector. A partir dos dados pode-se concluir que alguns Administradores de Hotéis de Florianópolis percebem o ambiente com reduzida incerteza e para outros, o ambiente é de elevada percepção de incertezas. Mas, independentemente da percepção, adotam, em sua maioria, comportamentos prospectores que se caracterizam pela busca de novos mercados e introdução de novos produtos e serviços aos clientes. O relacionamento entre o comportamento estratégico e a percepção de incerteza ambiental mostrou que os administradores que adotam estratégias prospectoras tendem a ser os mesmos que percebem mais variáveis como geradoras de incertezas ambientais.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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