• Abstract

    A RELAÇÃO ENTRE O AMBIENTE ORGANIZACIONAL E O COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO NO SETOR HOTELEIRO DE FLORIANÓPOLIS – SC

    Published date: 27/06/2009
    O ajuste ao ambiente no qual estão inseridas as estratégia das organizações, tem sido cada vez mais considerado importante para a sobrevivência organizacional. Esta pesquisa teve como objetivo verificar a relação entre a incerteza ambiental percebida pelos gestores, descrita no modelo proposto por Duncan (1972), e o comportamento estratégico, conforme proposto por Miles e Snow (1978), adotado pelos Administradores de Hotéis de Florianópolis-SC, nos últimos 5 anos. Optou-se por abordagem quantitativa e descritiva, utilizando-se o questionário como instrumento de coleta de dados. Os resultados obtidos demonstraram que, para alguns Administradores, o ambiente é visto como Estático-Simples e para outros como Dinâmico-Complexo. Em relação ao comportamento estratégico adotado pelos Administradores, verificou-se que 45% deles adotaram comportamentos prospectores, 31% analistas, 19% reativos e 5% defensivos. Portanto, o comportamento estratégico predominante caracteriza-se como prospector. A partir dos dados pode-se concluir que alguns Administradores de Hotéis de Florianópolis percebem o ambiente com reduzida incerteza e para outros, o ambiente é de elevada percepção de incertezas. Mas, independentemente da percepção, adotam, em sua maioria, comportamentos prospectores que se caracterizam pela busca de novos mercados e introdução de novos produtos e serviços aos clientes. O relacionamento entre o comportamento estratégico e a percepção de incerteza ambiental mostrou que os administradores que adotam estratégias prospectoras tendem a ser os mesmos que percebem mais variáveis como geradoras de incertezas ambientais.

Turismo: Visão e Ação

Turismo: Visão e Ação, linked to the Graduate Program in Tourism and Hospitality - Master's and Ph.D., is a scientific journal published in a continuous flow system, with an interdisciplinary and international scope. According to Qualis/CAPES criteria (2017-2020), it is classified as 'A3' in the fields of Administration, Accounting Sciences, and Tourism. Registered with ISSN number 1983-7151, Tourismo: Visão e Ação began its activities in 1998 with printed publications in English and Portuguese. In 2008, it transitioned to an online publication, expanding its reach to a broader audience. It maintains a policy of being an open-access journal without submission or access fees. The abbreviated title for the journal is Tur., Visão e Ação, commonly used in bibliographies, footnotes, references, and bibliographic captions.

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