• Resumo

    ESTRATÉGIAS PARA O FORTALECIMENTO DO GEOTURISMO NO ATRATIVO TURÍSTICO GRUTA DO LAGO AZUL, BONITO (MS)

    Data de publicação: 10/06/2015
    Visando identificar ações de fortalecimento para o geoturismo no atrativo turístico Gruta do Lago Azul, localizado no município de Bonito, Estado do Mato Grosso do Sul e registrado como geossítio do Geopark Estadual Bodoquena-Pantanal, foram coletados dados in situ, por meio de entrevista por formulário, de natureza quantitativa, possíveis de serem tabulados e com conclusões estatísticas, que possibilitaram traçar o perfil dos atores entrevistados (Visitantes, Guias de turismo e Artesãos locais). E dados de natureza qualitativa, que buscou contemplar a percepção dos visitantes e da comunidade local quanto ao segmento turístico geoturismo e contribuições para que o atrativo em questão possa efetivamente sensibilizar e educar os visitantes, e preservar o sítio geológico. Além de desenvolver a economia e promover a cultura local. Como resultado, percebeu-se que tanto para a comunidade local como a exógena o termo geoturismo ainda é pouco difundido. Porém este segmento turístico já ocorre no atrativo por meio dos guias de turismo que repassam informações de cunho geológico e paleontológico. Frente às estratégias de fortalecimento propostas pela amostragem, estão a construção de um museu, vídeo de animação gráfica e folder. A comunidade local precisa passar por processo de conhecimento in loco e teórico sobre a região. Palavras-chave: Geopark Bodoquena-Pantanal. Geoturismo. Turismo.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal