• Resumo

    Qualidade Percebida e Intenções Comportamentais de visitantes em Museus: Uma Proposta de Modelo

    Data de publicação: 10/06/2015
    Os museus são locais que oferecem lazer e conhecimento para a população. Por isso, é preciso investigar a atuação dos gestores de museus e a percepção de qualidade que o público visitante tem sobre eles. O objetivo deste trabalho é, a partir da análise do estado da arte da literatura, propor um modelo que contemple as relações entre antecedentes de satisfação, de aprendizado e recomendação de visitantes de museus. No modelo proposto, os construtos “Atitudes Gerais em Relação a Museus” e “Satisfação” medeiam a relação entre “Qualidade Percebida do Museu”, “Comunicação”, “Qualidade de Informações”, “Orientação à Cultura”, “Orientação ao Aprendizado” e os construtos consequentes “Intenção de Recomendar” e “Aprendizado Efetivo” do visitante. As relações presentes no modelo são alicerçadas na literatura que trata do tema. Para ratificar as relações propostas na literatura e identificar construtos adicionais à escala de mensuração de qualidade de serviços (SERVQUAL) e de museus (HISTOQUAL), foi feita uma pesquisa exploratório-qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores e minigrupos de foco com visitantes de museus. Os dados obtidos foram analisados a partir de análise de conteúdo. Um importante resultado encontrado nessa fase da pesquisa foi a presença da variável interação social, que demonstra que os visitantes tendem a visitar museus para acompanhar familiares e amigos e participarem de atividades de lazer coletivas. Os autores agradecem à Fapemig pelo suporte financeiro (Edital Univeral 2012). Palavras-chave: Qualidade Percebida em Museus. Satisfação. Histoqual. Modelagem de Equações Estruturais.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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