• Resumo

    SOMOS O QUE CONSUMIMOS: ASPECTOS IDENTITÁRIOS E TURISMO CONTEMPORÂNEO

    Data de publicação: 10/06/2015
    Este artigo retrata o contraponto entre cultura, turismo e comunicação, de forma a buscar compreender a importância dos elementos culturais na construção da identidade e como são utilizados pelo turismo. A partir daí, reflete-se o processo de construção e de apropriação identitário num movimento de mercado, no qual a cultura será comunicada como mero produto. O problema então se resume em: Como funciona a identidade dos sujeitos sociais em referência aos aspectos da cultura material no consumo turístico? Neste caminho, faz-se uma abordagem ensaística e dialético-reflexiva de como as referencias culturais de uma cidade vão se transformando, (re)criando de tal forma que os símbolos são conduzidos para uma comunicação atrativa, em que o marketing oferece uma cidade turística. Para tal, tem-se como objeto a cidade de Porto Seguro, Bahia, modelo do nascimento do Brasil onde o mito fundador e os elementos indenitários, como gastronomia, artesanato e o seu povo, são referências culturais e ao mesmo tempo mercadoria típica do sistema capitalista. Desta forma, considera-se que o turismo contemporâneo apresenta-se como uma necessidade criada pelo sistema de capital, mas deve ser organizado com responsabilidade e compromisso com as comunidades receptoras e suas questões sociais e econômicas. Palavras-chave: Cultura. Consumo. Turismo.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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