A HOSPITALIDADE SOB A ÓTICA DO ROMEIRO NA ROMARIA AO SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DE CARAVAGGIO – FARROUPILHA/RS E SEU COROLÁRIO NO CONCEITO DE TURISMO RELIGIOSO
Data de publicação: 17/08/2015
Este trabalho volta-se para relações de hospitalidade na romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio – Farroupilha/RS sob a ótica do romeiro. Prática religiosa que perdura por mais de um século, mobiliza anualmente milhares de pessoas, abarcando uma ampla estrutura receptiva. Assim, num contexto teórico para o qual confluem conceitos de espiritualidade e religiosidade, turismo religioso e hospitalidade, tem-se como objetivo identificar, analisar e interpretar,324via discurso, sinalizadores de relações de hospitalidade sob a perspectiva do romeiro. A pesquisa, prioritariamente qualitativa, compreendeu entrevistas semiestruturadas com participantes da romaria de 2012. Mediante técnicas de análise de conteúdo e de marcas enunciativas, foram categorizados fragmentos das respostas dos entrevistados. Os sinalizadores discursivos apontam, relativamente, à hospitalidade para a predominância de aspectos vinculados ao planejamento e à organização socioadministrativa da romaria, seguidos das relações sócio-humanas que nela se efetivam. Esses sinalizadores foram ainda analisados estabelecendo-se elos com as manifestações dos sujeitos sobre as motivações para a ida a Caravaggio, a experiência de participação no evento, assim como os destaques que seriam dados sobre a romaria a um eventual futuro romeiro – o que possibilitou, com o apoio de subsídios empíricos, aportar outro olhar teórico sobre os conceitos de peregrinação/romaria e de turismo religioso.
Palavras-chave: Turismo religioso. Hospitalidade/Acolhimento. Romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio – Farroupilha/RS.