• Resumen

    A HOSPITALIDADE SOB A ÓTICA DO ROMEIRO NA ROMARIA AO SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DE CARAVAGGIO – FARROUPILHA/RS E SEU COROLÁRIO NO CONCEITO DE TURISMO RELIGIOSO

    Published date: 17/08/2015
    Este trabalho volta-se para relações de hospitalidade na romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio – Farroupilha/RS sob a ótica do romeiro. Prática religiosa que perdura por mais de um século, mobiliza anualmente milhares de pessoas, abarcando uma ampla estrutura receptiva. Assim, num contexto teórico para o qual confluem conceitos de espiritualidade e religiosidade, turismo religioso e hospitalidade, tem-se como objetivo identificar, analisar e interpretar,324via discurso, sinalizadores de relações de hospitalidade sob a perspectiva do romeiro. A pesquisa, prioritariamente qualitativa, compreendeu entrevistas semiestruturadas com participantes da romaria de 2012. Mediante técnicas de análise de conteúdo e de marcas enunciativas, foram categorizados fragmentos das respostas dos entrevistados. Os sinalizadores discursivos apontam, relativamente, à hospitalidade para a predominância de aspectos vinculados ao planejamento e à organização socioadministrativa da romaria, seguidos das relações sócio-humanas que nela se efetivam. Esses sinalizadores foram ainda analisados estabelecendo-se elos com as manifestações dos sujeitos sobre as motivações para a ida a Caravaggio, a experiência de participação no evento, assim como os destaques que seriam dados sobre a romaria a um eventual futuro romeiro – o que possibilitou, com o apoio de subsídios empíricos, aportar outro olhar teórico sobre os conceitos de peregrinação/romaria e de turismo religioso. Palavras-chave: Turismo religioso. Hospitalidade/Acolhimento. Romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio – Farroupilha/RS.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

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