• Resumo

    A INFLUÊNCIA DA PERCEPÇÃO DA QUALIDADE PARA A GESTÃO DE EVENTOS TURÍSTICOS: O CASO DO 26º FESTIVAL INTERNACIONAL DE BALONISMO DE TORRES (RS) - BRASIL

    Data de publicação: 17/08/2015
    A qualidade requerida na prestação de serviços constitui característica disseminada no turismo, pois a demanda turística torna-se cada vez mais exigente e diversificada, prezando pela qualidade e pelo conforto ambiental dos locais frequentados, com expectativas de vivenciar uma experiência aprazível. Assim, o estudo analisa a percepção da qualidade do visitante sobre o 26º Festival Internacional de Balonismo de Torres (RS). A abordagem metodológica foi a quantitativa, apoiando-se na survey descritiva para a coleta de dados, conjugada à tabulação simples para suas análises. A investigação realizou-se entre abril e julho de 2014, com 221 visitantes. Os resultados demonstraram a relevância da pesquisa de percepção, atribuída ao processo cognitivo dos participantes, pela sua capacidade de indicar gap´s relativos ao atendimento, à infraestrutura, à logística e aos outros aspectos relativos ao evento, assim como evidenciar soluções para alavancar a qualidade. Os principais resultados indicaram que os entrevistados perceberam a qualidade dos serviços, classificando-os de mediano a bom. A expectativa sobre o evento foi apontada como satisfatória por 95% dos entrevistados. As categorias ‘publicidade e promoção do evento’ e ‘acessibilidade’ foram as que demonstraram piores avaliações. Palavras-chave: Serviços turísticos. Qualidade. Experiência turística.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal