• Resumo

    ENOTURISMO E TERRITÓRIO: O CASO DO VALE DOS VINHEDOS (RS/BRASIL)

    Data de publicação: 13/12/2016
    Três elementos do desenvolvimento local se destacam a partir do turismo: a sociedade, o ambiente e a economia. Estes elementos são integrados e se reforçam mutuamente, em contextos nos quais a diversidade social e cultural e a diferenciação produtiva são utilizadas como recursos potenciadores de transformações e de desenvolvimento local. A região do Vale dos Vinhedos (Brasil) transformou-se no mais importante parque vitícola e enológico do País, além de produtora de vinhos destaca-se como destino enoturístico. Este estudo caracteriza-se como um estudo de caso exploratório-descritivo, de caráter qualitativo, constitui-se em uma análise exploratória feita à luz do conceito de desenvolvimento territorial. Desta análise, foram formuladas novas questões de pesquisa que visam ao atendimento das novas demandas que vêm desafiando a região. Buscou-se analisar o desenvolvimento territorial do Vale dos Vinhedos, vinculando os conceitos de território e de recursos territoriais ao modelo de ciclo de vida do turismo. Podemos verificar a partir da análise do ciclo de vida, que o Vale dos Vinhedos está no estágio de “Desenvolvimento”, o que inicia uma tendência de diminuição da participação da comunidade local no planejamento e tomada de decisão em relação ao processo de desenvolvimento turístico.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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