• Abstract

    O PRECONCEITO CULTURAL NO TURISMO DO MERCOSUL

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    O estudo foi realizado com a intenção de verificar a existência ou não de preconceito idiomático nas relações entre turistas de fala hispânica e funcionários de frente em hotéis de Balneário Camboriú, SC. Havia indícios de que tal fenômeno poderia ocorrer, uma vez que a região é muito visitada por turistas dessa origem e também porque a semelhança entre as línguas portuguesa e espanhola permite um contato direto das partes sem mediação de tradutores, intérpretes, nem de outro idioma de ligação como o inglês. Foram entrevistados 128 turistas de origem hispânica e 50 funcionários de hotéis de Balneário Camboriú, no período de abril a agosto de 1999, utilizando – se um questionário em português para os prestadores de serviço e outro em espanhol para os turistas. As perguntas realizadas visavam aferir o nível de entendimento da língua estrangeira, a sensação que a falta de compreensão total passava aos usuários e os problemas que as pessoas enfrentavam nessas situações. Diante do resultado da análise, que mostrou a inexistência do preconceito idiomático, foi preciso explorar a possibilidade da existência de preconceito cultural, aplicando um questionário complementar no mesmo universo de prestadores de serviço hoteleiro. Esse instrumento buscou conhecer e avaliar a reação dos funcionários perante alguns costumes e comportamentos próprios dos turistas hispânicos. O resultado, também negativo, permitiu concluir que, no universo estudado, não há ocorrência significativa de preconceito idiomático nem cultural.

Turismo: Visão e Ação

Turismo: Visão e Ação, linked to the Graduate Program in Tourism and Hospitality - Master's and Ph.D., is a scientific journal published in a continuous flow system, with an interdisciplinary and international scope. According to Qualis/CAPES criteria (2017-2020), it is classified as 'A3' in the fields of Administration, Accounting Sciences, and Tourism. Registered with ISSN number 1983-7151, Tourismo: Visão e Ação began its activities in 1998 with printed publications in English and Portuguese. In 2008, it transitioned to an online publication, expanding its reach to a broader audience. It maintains a policy of being an open-access journal without submission or access fees. The abbreviated title for the journal is Tur., Visão e Ação, commonly used in bibliographies, footnotes, references, and bibliographic captions.

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