• Resumen

    O PRECONCEITO CULTURAL NO TURISMO DO MERCOSUL

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    O estudo foi realizado com a intenção de verificar a existência ou não de preconceito idiomático nas relações entre turistas de fala hispânica e funcionários de frente em hotéis de Balneário Camboriú, SC. Havia indícios de que tal fenômeno poderia ocorrer, uma vez que a região é muito visitada por turistas dessa origem e também porque a semelhança entre as línguas portuguesa e espanhola permite um contato direto das partes sem mediação de tradutores, intérpretes, nem de outro idioma de ligação como o inglês. Foram entrevistados 128 turistas de origem hispânica e 50 funcionários de hotéis de Balneário Camboriú, no período de abril a agosto de 1999, utilizando – se um questionário em português para os prestadores de serviço e outro em espanhol para os turistas. As perguntas realizadas visavam aferir o nível de entendimento da língua estrangeira, a sensação que a falta de compreensão total passava aos usuários e os problemas que as pessoas enfrentavam nessas situações. Diante do resultado da análise, que mostrou a inexistência do preconceito idiomático, foi preciso explorar a possibilidade da existência de preconceito cultural, aplicando um questionário complementar no mesmo universo de prestadores de serviço hoteleiro. Esse instrumento buscou conhecer e avaliar a reação dos funcionários perante alguns costumes e comportamentos próprios dos turistas hispânicos. O resultado, também negativo, permitiu concluir que, no universo estudado, não há ocorrência significativa de preconceito idiomático nem cultural.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

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