• Abstract

    A PUBLICIDADE DO TURISMO NO CONTEXTO DA COMPETITIVIDADE

    Published date:
    O setor do turismo vem experimentando uma série de ganhos qualitativos, sintonizados com a era da qualidade, que se implanta nos mercados de alta competitividade. O Brasil, como país emergente, apresenta esse quadro em certos nichos, justamente os que sustentam maior movimento de vendas e ampla participação nos seus respectivos segmentos. É o caso dos hotéis cinco estrelas do eixo Rio-São Paulo, ou então, das companhias aéreas nacionais. Seus clientes exigem qualidade nos serviços e atendimento diferenciado, caso contrário migram para outra empresa. Nesse ponto, a publicidade deve também estar presente, fazendo constar de suas propostas de comunicação atributos da qualidade de atendimento. Mas o que se verifica nos anúncios veiculados pelo setor do turismo é uma abordagem mais técnica e vendedora, destoante com uma postura de marketing no sentido de fidelizar clientes. Analisar essa situação seria um dos objetivos desse trabalho. O outro seria o de apresentar a Propaganda Cooperada como estratégia-chave para que alguns setores do turismo consigam aumentar mercados, uma vez que se encontram estagnados face a um engessamento mercadológico.

Turismo: Visão e Ação

Turismo: Visão e Ação, linked to the Graduate Program in Tourism and Hospitality - Master's and Ph.D., is a scientific journal published in a continuous flow system, with an interdisciplinary and international scope. According to Qualis/CAPES criteria (2017-2020), it is classified as 'A3' in the fields of Administration, Accounting Sciences, and Tourism. Registered with ISSN number 1983-7151, Tourismo: Visão e Ação began its activities in 1998 with printed publications in English and Portuguese. In 2008, it transitioned to an online publication, expanding its reach to a broader audience. It maintains a policy of being an open-access journal without submission or access fees. The abbreviated title for the journal is Tur., Visão e Ação, commonly used in bibliographies, footnotes, references, and bibliographic captions.

Contact

Universidade do Vale do Itajaí- Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 47 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

Access journal