• Resumen

    A PUBLICIDADE DO TURISMO NO CONTEXTO DA COMPETITIVIDADE

    Published date:
    O setor do turismo vem experimentando uma série de ganhos qualitativos, sintonizados com a era da qualidade, que se implanta nos mercados de alta competitividade. O Brasil, como país emergente, apresenta esse quadro em certos nichos, justamente os que sustentam maior movimento de vendas e ampla participação nos seus respectivos segmentos. É o caso dos hotéis cinco estrelas do eixo Rio-São Paulo, ou então, das companhias aéreas nacionais. Seus clientes exigem qualidade nos serviços e atendimento diferenciado, caso contrário migram para outra empresa. Nesse ponto, a publicidade deve também estar presente, fazendo constar de suas propostas de comunicação atributos da qualidade de atendimento. Mas o que se verifica nos anúncios veiculados pelo setor do turismo é uma abordagem mais técnica e vendedora, destoante com uma postura de marketing no sentido de fidelizar clientes. Analisar essa situação seria um dos objetivos desse trabalho. O outro seria o de apresentar a Propaganda Cooperada como estratégia-chave para que alguns setores do turismo consigam aumentar mercados, uma vez que se encontram estagnados face a um engessamento mercadológico.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal