• Abstract

    Articulação de rede social no processo de desenvolvimento turístico: O caso no Rio Grande do Norte/Brasil

    Published date: 21/05/2020
    As relações contemporâneas entre turismo e desenvolvimento têm destacado a abordagem estruturada em redes sociais, a qual também tem sido estimulada pelas políticas públicas, que por meio de diversos atores representativos possam gerir as ações da comunidade local. Deste modo, este artigo tem como objetivo analisar o nível de relação de uma rede de turismo na perspectiva do desenvolvimento local, utilizando a teoria de redes (Rovere, 1999) e a de desenvolvimento local (Barquero, 2001; Boisier, 1996; Sen, 2000). A compreensão da pesquisa se deu a partir da relação e da interação dos participantes do processo de decisão da rede política estadual do turismo do Rio Grande do Norte, que compõe o Conselho Estadual de Turismo (Conetur). Para tanto, o estudo contou com a coleta de dados do tipo bibliográfica, documental, baseada nas atas e no Regimento de criação do conselho e entrevistas com os membros integrantes, utilizando uma abordagem qualitativa. Os resultados apresentados tiveram como base a análise de conteúdo do tipo estruturadora temática. Os principais resultados da pesquisa evidenciam que a rede de governança se configura com o baixo nível de relação, não a reconhecendo como um parceiro, caracterizada pelas inúmeras divergências e incongruências formadas no território, dificultando ações de desenvolvimento local. Limitações e sugestões da pesquisa também foram apontadas.

Turismo: Visão e Ação

Turismo: Visão e Ação, linked to the Graduate Program in Tourism and Hospitality - Master's and Ph.D., is a scientific journal published in a continuous flow system, with an interdisciplinary and international scope. According to Qualis/CAPES criteria (2017-2020), it is classified as 'A3' in the fields of Administration, Accounting Sciences, and Tourism. Registered with ISSN number 1983-7151, Tourismo: Visão e Ação began its activities in 1998 with printed publications in English and Portuguese. In 2008, it transitioned to an online publication, expanding its reach to a broader audience. It maintains a policy of being an open-access journal without submission or access fees. The abbreviated title for the journal is Tur., Visão e Ação, commonly used in bibliographies, footnotes, references, and bibliographic captions.

Contact

Universidade do Vale do Itajaí- Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 47 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

Access journal