• Resumen

    Articulação de rede social no processo de desenvolvimento turístico: O caso no Rio Grande do Norte/Brasil

    Published date: 21/05/2020
    As relações contemporâneas entre turismo e desenvolvimento têm destacado a abordagem estruturada em redes sociais, a qual também tem sido estimulada pelas políticas públicas, que por meio de diversos atores representativos possam gerir as ações da comunidade local. Deste modo, este artigo tem como objetivo analisar o nível de relação de uma rede de turismo na perspectiva do desenvolvimento local, utilizando a teoria de redes (Rovere, 1999) e a de desenvolvimento local (Barquero, 2001; Boisier, 1996; Sen, 2000). A compreensão da pesquisa se deu a partir da relação e da interação dos participantes do processo de decisão da rede política estadual do turismo do Rio Grande do Norte, que compõe o Conselho Estadual de Turismo (Conetur). Para tanto, o estudo contou com a coleta de dados do tipo bibliográfica, documental, baseada nas atas e no Regimento de criação do conselho e entrevistas com os membros integrantes, utilizando uma abordagem qualitativa. Os resultados apresentados tiveram como base a análise de conteúdo do tipo estruturadora temática. Os principais resultados da pesquisa evidenciam que a rede de governança se configura com o baixo nível de relação, não a reconhecendo como um parceiro, caracterizada pelas inúmeras divergências e incongruências formadas no território, dificultando ações de desenvolvimento local. Limitações e sugestões da pesquisa também foram apontadas.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

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