• Abstract

    UTILIZAÇÃO DE RECURSOS CULTURAIS PARA O PLANEJAMENTO DE UM TURISMO SUSTENTÁVEL: UMA ANÁLISE REGIONAL

    Published date: 22/06/2011
    Abordam-se os atrativos culturais do Vale do Paraíba sob o enfoque do planejamento de um turismo sustentável. Dá-se ênfase, principalmente, às reproduções do período Imperial. A pesquisa apresenta, como conflito inicial, que a informação gerada para o visitante tem desvalorizado o estatuto de identidade do lugar. Verifi cam-se as relações do patrimônio histórico-arquitetônico na formação da oferta de uma atividade turística que valorize a identidade local. Dessa forma, realiza-se e contextualiza-se um amplo inventário dos recursos e do legado do período do ciclo cafeeiro encontrados na área definida. Elabora-se uma proposta de qualificação dos valores identitários quanto aos recortes histórico-culturais estudados. Busca-se, assim, subsidiar a compreensão do profissional do turismo e, conseqüentemente, do visitante e do próprio morador.

Turismo: Visão e Ação

Turismo: Visão e Ação, linked to the Graduate Program in Tourism and Hospitality - Master's and Ph.D., is a scientific journal published in a continuous flow system, with an interdisciplinary and international scope. According to Qualis/CAPES criteria (2017-2020), it is classified as 'A3' in the fields of Administration, Accounting Sciences, and Tourism. Registered with ISSN number 1983-7151, Tourismo: Visão e Ação began its activities in 1998 with printed publications in English and Portuguese. In 2008, it transitioned to an online publication, expanding its reach to a broader audience. It maintains a policy of being an open-access journal without submission or access fees. The abbreviated title for the journal is Tur., Visão e Ação, commonly used in bibliographies, footnotes, references, and bibliographic captions.

Contact

Universidade do Vale do Itajaí- Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 47 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

Access journal