• Abstract

    O COMPORTAMENTO ALIMENTAR DO TURISTA E SUA SEGURANÇA NO CONSUMO DE MILHO VERDE E CHURROS À BEIRA-MAR

    Published date: 08/11/2011
    Na dinâmica do turismo evidencia-se a preocupação com a qualidade do alimento e a consolidação da gastronomia como produto turístico. Ganham ênfase, nesse contexto, os significados atribuídos à comida e as práticas humanas de alimentação. Partindo desses pressupostos, realizou-se pesquisa para verificar as condições higiênico-sanitárias dos quiosques de churros e milho verde na Praia Central de Balneário Camboriú/SC e analisar o comportamento alimentar dos turistas consumidores desses alimentos. Desenvolveu-se um estudo de caso, com observações diretas e aplicação de um check-list higiênicosanitário, baseado na RDC 216/04 da Anvisa, para avaliar a estrutura física dos pontos de venda e o trabalho dos manipuladores. Questionários e entrevistas sistemáticas com 405 turistas permitiram captar tanto os sentidos conferidos ao consumo desses alimentos como a percepção deles em relação à escolha do ponto de venda e dos produtos. A pesquisa revelou que tanto a estrutura física como as práticas de produção comportam perigos físicos e biológicos que podem resultar em contaminação alimentar. Constatou-se que os turistas relacionam o consumo com vivências da infância, experiências familiares e sentimentos de prazer. Mantêm-se atentos ao serviço oferecido, observando a higiene do ponto de venda e a qualidade do produto como critérios de garantia da sua segurança alimentar.

Turismo: Visão e Ação

Turismo: Visão e Ação, linked to the Graduate Program in Tourism and Hospitality - Master's and Ph.D., is a scientific journal published in a continuous flow system, with an interdisciplinary and international scope. According to Qualis/CAPES criteria (2017-2020), it is classified as 'A3' in the fields of Administration, Accounting Sciences, and Tourism. Registered with ISSN number 1983-7151, Tourismo: Visão e Ação began its activities in 1998 with printed publications in English and Portuguese. In 2008, it transitioned to an online publication, expanding its reach to a broader audience. It maintains a policy of being an open-access journal without submission or access fees. The abbreviated title for the journal is Tur., Visão e Ação, commonly used in bibliographies, footnotes, references, and bibliographic captions.

Contact

Universidade do Vale do Itajaí- Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 47 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

Access journal