• Resumen

    O COMPORTAMENTO ALIMENTAR DO TURISTA E SUA SEGURANÇA NO CONSUMO DE MILHO VERDE E CHURROS À BEIRA-MAR

    Published date: 08/11/2011
    Na dinâmica do turismo evidencia-se a preocupação com a qualidade do alimento e a consolidação da gastronomia como produto turístico. Ganham ênfase, nesse contexto, os significados atribuídos à comida e as práticas humanas de alimentação. Partindo desses pressupostos, realizou-se pesquisa para verificar as condições higiênico-sanitárias dos quiosques de churros e milho verde na Praia Central de Balneário Camboriú/SC e analisar o comportamento alimentar dos turistas consumidores desses alimentos. Desenvolveu-se um estudo de caso, com observações diretas e aplicação de um check-list higiênicosanitário, baseado na RDC 216/04 da Anvisa, para avaliar a estrutura física dos pontos de venda e o trabalho dos manipuladores. Questionários e entrevistas sistemáticas com 405 turistas permitiram captar tanto os sentidos conferidos ao consumo desses alimentos como a percepção deles em relação à escolha do ponto de venda e dos produtos. A pesquisa revelou que tanto a estrutura física como as práticas de produção comportam perigos físicos e biológicos que podem resultar em contaminação alimentar. Constatou-se que os turistas relacionam o consumo com vivências da infância, experiências familiares e sentimentos de prazer. Mantêm-se atentos ao serviço oferecido, observando a higiene do ponto de venda e a qualidade do produto como critérios de garantia da sua segurança alimentar.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal