• Abstract

    ANÁLISE DA IMAGEM DO BRASIL POR MEIO DO ANHOLT NATION BRANDING INDEX

    Published date: 22/03/2012
    O turismo está em plena expansão no mercado mundial, com um crescimento acelerado previsto para esta nova década. Relacionado a tal fato, o Brasil se posiciona com representatividade pouco explorada comercialmente no cenário turístico internacional. A consideração da marca-país, como sendo a percepção da imagem e as associações da marca de uma nação - vista pelos estrangeiros, está freqüentemente presente, seja no panorama político, econômico, social, acadêmico, na moda, no esporte, no cinema e, finalmente no turismo. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é avaliar a imagem do Brasil a partir do Anholt Nation Branding Index, servindo como um importante subsídio na avaliação da marca Brasil no exterior. A metodologia utilizada foi descritiva e quantitativa, por meio de análise de dados secundários, baseada na pontuação das seis dimensões consideradas pelo Index: Pessoas; Produtos; Governo; Turismo; Cultura; Imigração e Investimento. Após tabular a pontuação destas dimensões dadas pelos quatro países Japão, China, Estados Unidos da América e Reino Unido sobre a imagem do Brasil, chegou-se à descoberta que Produtos e Governo obtiveram a maior pontuação, seguido de Pessoas, Imigração e Investimento e Turismo. A mais baixa pontuação em comum para todos os países foi a Cultura. Conclui-se, adicionalmente, que a dimensão do Index Turismo, enquanto variável para avaliação da imagem do Brasil, precisa ser trabalhada a partir da marca Brasil e sua respectiva construção e comunicação no mercado internacional para melhorar sua exposição e prospectar turistas.

Turismo: Visão e Ação

Turismo: Visão e Ação, linked to the Graduate Program in Tourism and Hospitality - Master's and Ph.D., is a scientific journal published in a continuous flow system, with an interdisciplinary and international scope. According to Qualis/CAPES criteria (2017-2020), it is classified as 'A3' in the fields of Administration, Accounting Sciences, and Tourism. Registered with ISSN number 1983-7151, Tourismo: Visão e Ação began its activities in 1998 with printed publications in English and Portuguese. In 2008, it transitioned to an online publication, expanding its reach to a broader audience. It maintains a policy of being an open-access journal without submission or access fees. The abbreviated title for the journal is Tur., Visão e Ação, commonly used in bibliographies, footnotes, references, and bibliographic captions.

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