• Resumen

    ANÁLISE DA IMAGEM DO BRASIL POR MEIO DO ANHOLT NATION BRANDING INDEX

    Published date: 22/03/2012
    O turismo está em plena expansão no mercado mundial, com um crescimento acelerado previsto para esta nova década. Relacionado a tal fato, o Brasil se posiciona com representatividade pouco explorada comercialmente no cenário turístico internacional. A consideração da marca-país, como sendo a percepção da imagem e as associações da marca de uma nação - vista pelos estrangeiros, está freqüentemente presente, seja no panorama político, econômico, social, acadêmico, na moda, no esporte, no cinema e, finalmente no turismo. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é avaliar a imagem do Brasil a partir do Anholt Nation Branding Index, servindo como um importante subsídio na avaliação da marca Brasil no exterior. A metodologia utilizada foi descritiva e quantitativa, por meio de análise de dados secundários, baseada na pontuação das seis dimensões consideradas pelo Index: Pessoas; Produtos; Governo; Turismo; Cultura; Imigração e Investimento. Após tabular a pontuação destas dimensões dadas pelos quatro países Japão, China, Estados Unidos da América e Reino Unido sobre a imagem do Brasil, chegou-se à descoberta que Produtos e Governo obtiveram a maior pontuação, seguido de Pessoas, Imigração e Investimento e Turismo. A mais baixa pontuação em comum para todos os países foi a Cultura. Conclui-se, adicionalmente, que a dimensão do Index Turismo, enquanto variável para avaliação da imagem do Brasil, precisa ser trabalhada a partir da marca Brasil e sua respectiva construção e comunicação no mercado internacional para melhorar sua exposição e prospectar turistas.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

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