• Abstract

    A SUSTENTABILIDADE E A CADEIA PRODUTIVA HOTELEIRA: UM ESTUDO DE CASO NO JW MARRIOTT, RIO DE JANEIRO

    Published date: 17/08/2015
    As fundamentações, os valores, os princípios e as condutas do desenvolvimento de uma prática turística mais sustentável se mostram como o objeto central da análise desse trabalho. Em específico, aqui os autores buscarão enfatizar de que forma propostas de sustentabilidade atreladas ao segmento turístico/hoteleiro devem assumir uma conotação estratégica, participativa e descentralizada que permita atender as necessidades atuais e futuras do trade turístico, de seus stakeholders, comunidades autóctones e turistas, sem deixar de lado as particularidades e as fragilidades a serem apreciadas e monitoradas nas relações de uso que serão constituídas junto às dimensões ambientais, sociais, econômicas, políticas, culturais e espaciais que sustentarão sua cadeia produtiva. Assim, reconhecendo a capacidade de intervenção temporal e territorial, positiva e/ou negativa, que os empreendimentos hoteleiros perpetram e difundem entre tais personagens e dimensões, o presente trabalho apresentará um estudo de caso pautado por pressupostos qualitativos, realizado no Hotel JW Marriott Rio de Janeiro, expondo uma mensuração, por meio da planilha SWOT, de suas práticas, condutas, valores e programas atrelados à sustentabilidade. Desse modo, por meio de entrevistas semiestruturadas e análises in loco, os autores identificaram ações que vão além dos preceitos do Triple Bottom Line e que acabam por legitimar o hotel como uma empresa sustentável. Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável. Hotel JW Marriott Rio de Janeiro. Gestão Hoteleira.

Turismo: Visão e Ação

Turismo: Visão e Ação, linked to the Graduate Program in Tourism and Hospitality - Master's and Ph.D., is a scientific journal published in a continuous flow system, with an interdisciplinary and international scope. According to Qualis/CAPES criteria (2017-2020), it is classified as 'A3' in the fields of Administration, Accounting Sciences, and Tourism. Registered with ISSN number 1983-7151, Tourismo: Visão e Ação began its activities in 1998 with printed publications in English and Portuguese. In 2008, it transitioned to an online publication, expanding its reach to a broader audience. It maintains a policy of being an open-access journal without submission or access fees. The abbreviated title for the journal is Tur., Visão e Ação, commonly used in bibliographies, footnotes, references, and bibliographic captions.

Contact

Universidade do Vale do Itajaí- Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 47 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

Access journal