• Resumen

    A SUSTENTABILIDADE E A CADEIA PRODUTIVA HOTELEIRA: UM ESTUDO DE CASO NO JW MARRIOTT, RIO DE JANEIRO

    Published date: 17/08/2015
    As fundamentações, os valores, os princípios e as condutas do desenvolvimento de uma prática turística mais sustentável se mostram como o objeto central da análise desse trabalho. Em específico, aqui os autores buscarão enfatizar de que forma propostas de sustentabilidade atreladas ao segmento turístico/hoteleiro devem assumir uma conotação estratégica, participativa e descentralizada que permita atender as necessidades atuais e futuras do trade turístico, de seus stakeholders, comunidades autóctones e turistas, sem deixar de lado as particularidades e as fragilidades a serem apreciadas e monitoradas nas relações de uso que serão constituídas junto às dimensões ambientais, sociais, econômicas, políticas, culturais e espaciais que sustentarão sua cadeia produtiva. Assim, reconhecendo a capacidade de intervenção temporal e territorial, positiva e/ou negativa, que os empreendimentos hoteleiros perpetram e difundem entre tais personagens e dimensões, o presente trabalho apresentará um estudo de caso pautado por pressupostos qualitativos, realizado no Hotel JW Marriott Rio de Janeiro, expondo uma mensuração, por meio da planilha SWOT, de suas práticas, condutas, valores e programas atrelados à sustentabilidade. Desse modo, por meio de entrevistas semiestruturadas e análises in loco, os autores identificaram ações que vão além dos preceitos do Triple Bottom Line e que acabam por legitimar o hotel como uma empresa sustentável. Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável. Hotel JW Marriott Rio de Janeiro. Gestão Hoteleira.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

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