• Abstract

    FORMAÇÃO EM TURISMO NA PERSPECTIVA DO ESTUDANTE: VALOR PERCEBIDO NO CURSO, PERCEPÇÃO DE PRESTÍGIO E IDENTIFICAÇÃO COM A PROFISSÃO

    O propósito da pesquisa foi analisar como os estudantes de cursos de bacharelado em Turismo avaliam o curso e a profissão, considerando as perspectivas do valor no serviço recebido, de prestígio percebido na profissão e da identificação com a profissão. O desenvolvimento do trabalho foi feito a partir de uma revisão de literatura sobre três tópicos (valor, prestígio e identificação), e de um estudo de campo junto a 161 estudantes de dois cursos: bacharelado e turismo de instituições privadas da cidade de Fortaleza. Os dados foram avaliados por meio de análise descritiva e de técnicas estatísticas de análise multivariada (análise de regressão, análise de variância e análise de cluster). Como resultados, destacaram-se: (1) os principais fatores de influência sobre a percepção geral de valor são a compensação percebida entre preço e qualidade, o valor epistêmico e a reputação da instituição; (2) as avaliações dos estudantes variam de acordo com o ano do curso, com a idade e com a renda familiar dos estudantes; (3) são bem delineados três grupos de estudantes, denominados por entusiasmados, satisfeitos, e críticos; verificando-se uma maior concentração de entusiasmados nos dois primeiros anos de curso, e uma maior proporção de críticos nos anos seguintes. Os resultados indicam elementos para que gestores de cursos e de instituições possam planejar mais adequadamente a formação, e desenvolver ações para manter a motivação dos alunos com o curso, e com a profissão em si. Palavras-chave: Valor na formação; Prestígio na profissão; Identificação profissional.

Turismo: Visão e Ação

Turismo: Visão e Ação, linked to the Graduate Program in Tourism and Hospitality - Master's and Ph.D., is a scientific journal published in a continuous flow system, with an interdisciplinary and international scope. According to Qualis/CAPES criteria (2017-2020), it is classified as 'A3' in the fields of Administration, Accounting Sciences, and Tourism. Registered with ISSN number 1983-7151, Tourismo: Visão e Ação began its activities in 1998 with printed publications in English and Portuguese. In 2008, it transitioned to an online publication, expanding its reach to a broader audience. It maintains a policy of being an open-access journal without submission or access fees. The abbreviated title for the journal is Tur., Visão e Ação, commonly used in bibliographies, footnotes, references, and bibliographic captions.

Contact

Universidade do Vale do Itajaí- Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 47 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

Access journal