• Resumen

    FORMAÇÃO EM TURISMO NA PERSPECTIVA DO ESTUDANTE: VALOR PERCEBIDO NO CURSO, PERCEPÇÃO DE PRESTÍGIO E IDENTIFICAÇÃO COM A PROFISSÃO

    O propósito da pesquisa foi analisar como os estudantes de cursos de bacharelado em Turismo avaliam o curso e a profissão, considerando as perspectivas do valor no serviço recebido, de prestígio percebido na profissão e da identificação com a profissão. O desenvolvimento do trabalho foi feito a partir de uma revisão de literatura sobre três tópicos (valor, prestígio e identificação), e de um estudo de campo junto a 161 estudantes de dois cursos: bacharelado e turismo de instituições privadas da cidade de Fortaleza. Os dados foram avaliados por meio de análise descritiva e de técnicas estatísticas de análise multivariada (análise de regressão, análise de variância e análise de cluster). Como resultados, destacaram-se: (1) os principais fatores de influência sobre a percepção geral de valor são a compensação percebida entre preço e qualidade, o valor epistêmico e a reputação da instituição; (2) as avaliações dos estudantes variam de acordo com o ano do curso, com a idade e com a renda familiar dos estudantes; (3) são bem delineados três grupos de estudantes, denominados por entusiasmados, satisfeitos, e críticos; verificando-se uma maior concentração de entusiasmados nos dois primeiros anos de curso, e uma maior proporção de críticos nos anos seguintes. Os resultados indicam elementos para que gestores de cursos e de instituições possam planejar mais adequadamente a formação, e desenvolver ações para manter a motivação dos alunos com o curso, e com a profissão em si. Palavras-chave: Valor na formação; Prestígio na profissão; Identificação profissional.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

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